sexta-feira, junho 23, 2006

Farinheira de Porco Preto em Ninhos Verdes com Lombo especiado e chutney de tomate


Conjugar o sabor forte da farinheira com o sabor dos tagliatelli de espinafre, e juntar a textura da carne com as especiarias e sabor do tomate.

Ingredientes:

1 farinheira de porco preto
Tagliatelli de Espinafres
Lombo de porco fatiado
Tomate Chucha
Azeite
Salsa, Pimenta Preta, Pimenta Verde e Flor de sal

Carne:
Para preparar as fatias de lombo, salpimentar as mesmas e aquecer uma leve porção de azeite. Quando este estiver quente colocar as fatias de lombo até ficarem douradas de ambos os lados (ir virando regularmente tendo sempre atenção para não deixar a carne fica muito passada)

Colocar água a ferver com um pouco de sal, quando estiver a fumegar colocar os tagliatelli o tempo suficiente para que fiquem no ponto.

No final adicionar a farinheira já cortada e deixar durante algum tempo, quando a farinheira estiver pronta retirar juntamente com a carne.

Para o empratamento, colocar as fatias de lombo, os dois «ninhos» e por cima colocar a farinheira. No final regar com um pouco de salsa e adicionar o «chutney» de tomate.
À falta de tomate Chucha podemos utilizar Ketchup.

Para acompanhar, um Coop Borba Syrah 2004 deu bem conta do recado.

2 comentários:

Spice Girl disse...

Tostas de Farinheira da Magui
Uma outra sugestão para fazer com farinheira. Experimente e deppis conte-me se não é bom. É muito melhor do que parece, no forno o pão de forma sem cõdea (uma coisa intragável) fica torrado e estaladiço...

1 farinheira de cozer
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de mostarda Savora

Coza a farinheira. Retire a pele e moa-a no 1-2-3. Junte a manteiga e a mostarda e forme uma pasta. Barre generosamente fatias de pão de forma sem côdea.
Corte ao meio ou em quartos. Leve ao forno até corar.

Gastronomicus disse...

Eu costumo também fazer acompanhada com ananás... :)