segunda-feira, julho 31, 2006

Pementos de Padron

Este ex-libris da gastronomia Galega é uma das minhas entradas favoritas, como se costuma dizer «os pementos de Padrón, uns pican e outros non»
Pois aqui fica a receita como eu gosto:

Para 4 pessoas:
1 bolsa de pimentos de padron
sal fino
sal marinho
azeite

Preparação:
Lavar os pimentos e secar bem, colocar azeite numa frigideira e aquecer.
Não tirar os rabitos aos pimentos pois dão geito para se poder comer à mão.
Colocar o pimentos quando o azeite estiver quente, tapar a frigideira, deixar estar uns minutos mas atenção para não deixar queimar... convem que fiquem com o bonito tom verde escuro.
Retirar da frigideira e polvilhar com uma mistura de sal marinho e sal fino.

O vinho indicado para esta entrada será um vinho fresco com acidez viva, um loureiro, um alvarinho...

quarta-feira, julho 26, 2006

Migas à Alentejana

Ingredientes: 500g de entrecosto; 250g de lombo ou costelas de porco (sem osso); 150g de toucinho salgado; 800g de pão de trigo caseiro (duro); 3 dentes de alho; 3 colheres de sopa de massa de pimentão; sal.
Descrição da receita: Corta-se o entrecosto e a carne em pedaçõs regulares e barram-se bem com os alhos picados e a massa de pimentão. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro. Corta-se o toucinho em bocadinhos. Numa tigela de fogo (tigela de barro vidrado muito estreita na base e larga em cima) levam-se a fritar as carnes e o toucinho juntando uma pinguinha de água (para não deixar queimar). Retiram-se as carnes à medida que forem alourando. A gordura (pingo) resultante da fritura das carnes é passada por um passador. Tem-se o pão cortado em fatias. Deita-se o pão na tigela, rega-se com um pouco de água a ferver e bate-se imediatamente com uma colher de pau, esmagando-o. Tempera-se com o pingo necessário, batendo as migas. Estas devem ficar bem temperadas mas não encharcadas de gordura.Sacode-se a tigela, sobre o lume, enrolando as migas numa omeleta grossa. A esta operação dá-se o nome de enrolar as migas. Quando as migas estiverem envolvidas numa crosta dourada e fina, colocam-se numa travessa, untam-se com pingo e enfeitam-se com carnes.

segunda-feira, julho 17, 2006

Vichyssoise

Receita com origem no ano de 1917 no hotel Ritz-Carlton de New York. O Chefe Lois Diat, natural de Vichy preparou uma sopa que fazia a sua mãe. Alguns dizem que os se esqueceram de a aquecer a tempo de a servir e outros que a receita não saiu bem ao Chef Lois Diat, o que conta é que à mesma sopa ele acrescentou natas e serviu a sopa fria, dando-lhe o nome de Vichyssoice em homagem à sua cidade natal.
Ingredientes:
4 Alhos Franceses picados (parte branca)
1 Cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
1 litro de caldo de galinha
4 batatas cortadas em cubos
200 grs. de natas
Sal e pimenta
Cebolinho ou salsa
Preparação:
Cozinhar o Alho Francês com a Cebola e a manteiga, regar com o caldo da galinha e adicionar os cubos de batata. Deixar cozer.
Passar pelo copo misturador e verter para uma recipiente, juntar sal e pimenta com as natas, esperar que refresque e colocar no frigorifico.
Antes de servir mexer bem e decorar com cebolinho ou salsa picada.

quinta-feira, julho 06, 2006

Triangulações de lulas recheadas

Mais um prato...